Atividade: Investigação no CEDOC - UnB


1) Quais são as espécies documentais existentes no CEDOC?
No CEDOC encontramos: Atas, atos, cartas, convites, filmes, fotos, ofícios, provas, projetos, processos, relatórios, registros, resoluções, dossiês, solicitações, folhas de freqüência, memorandos, plantas, cartazes, termos, inscrições, recortes, relações e controles. 


2) Quais as correspondentes funções de tais espécies?
Alguns exemplos de possíveis correspondentes funções de tais espécies que foram localizadas no CEDOC:
Atas → de reunião extraordinária, de colação de grau
Atos → da reitoria
Cartas → ao reitor, de solicitações de emprego
Convites →de presença a eventos
Filmes →de eventos e da UnB         
Fotos → do ICC, da Biblioteca, do Campus Darcy ribeiro
Provas → diversas
Projetos →de pesquisa, de extensão
Processos →seletivos
Relatórios →de atividades
Registros → acadêmicos, de notas, de certificados
Dossiês → de alunos (assentamentos individuais)
Solicitações → de registro de diploma
Folhas de Freqüência → de servidores, de estagiários
Memorandos → circulares
Plantas → do campus UnB, dos prédios da Universidade
Cartazes → de campanhas, de memória estudantil
Termos → de adesão da UnB a projetos e associações
Inscrições → de eventos de extensão
Recortes → de jornais, de revistas
Relação → de pedido de material
Controle → de portaria


3) Quais os tipos documentais existentes no CEDOC?
Atas de Colação de Grau, Ato de Criação de Curso, Cartas de Solicitação de Emprego, Processos Trabalhistas, Processos Seletivos, Dossiês de Alunos, Dossiês de PIBIC, Relatório de Atividades, Projeto Pedagógico dos Cursos, Cartazes de Campanhas, Registros Matricula, Registros de Certificados, Folhas de Freqüência de Servidores, Folhas de Freqüência de Estagiários, Controle de Portaria, Inscrições em Cursos de Extensão.

4) Relacione as séries documentais do arquivo do CEDOC com as respectivas fases do ciclo de vida, de acordo com a teoria das 3 idades.

Tipos documentais localizados no CEDOC
Prazo de guarda
Destinação Final
Observações
Fase corrente
Fase Intermediária
Atas de Colação de Grau
5 anos
*
Guarda Permanente

Ato de Criação de Curso
Até a homologação do ato
5 anos
Guarda Permanente

Dossiês de PIBIC e de Alunos
Enquanto o aluno mantiver o vínculo com a Instituição de ensino
*
Eliminação
*O prazo total de guarda é de 100 anos
Processos seletivo
3 anos
2 anos
Eliminação

Processos trabalhistas
5 anos
95 anos
Guarda Permanente

Projeto Pedagógico dos Cursos
Enquanto Vigora
5 anos
Guarda Permanente

Registro de Diploma
5 anos
5 anos
Guarda Permanente

Registro de Certificados
5 anos
5 anos
Guarda Permanente
Eliminar os certificados não entregues 2 anos após a emissão
Registro de Matricula
Enquanto o aluno mantiver o vínculo com a Instituição de ensino
5 anos

Eliminação
*Eliminar o documento após 2 anos do indeferimento
Freqüência de Estagiários
5 anos
47 anos
Eliminação

Inscrição em Cursos de Extensão
Até a conclusão do curso
1 ano
Eliminação






































5) Sugira um plano de classificação para os documentos do CEDOC.
Para a classificação, pensamos uma maneira que conseguisse abranger todas as espécies sem que elas interfiram na classificação uma da outra. Assim, qualquer documento de uma espécie já existente é facilmente “encaixado” no acervo, e se for de uma espécie nova, ela então pode ser criada. Para isso teríamos as espécies documentais como grandes assuntos que possuíram “classes”, e por fim dentro dessas classes teríamos subgrupos de documentos de mesma tipologia.
Exemplo:


Nesse exemplo, ainda poderíamos usar a classificação cronológica e a alfabética para melhor organização do acervo. Teríamos então dentro das caixas de “Ativos e Inativos”, Folhas de Freqüência do menor ano para o maior e com seus servidores ou estagiários em ordem alfabética.


6) Que ações arquivisticas poderiam ser implantadas no CEDOC?         
Para melhorar a qualidade e acesso no acervo deveria:
  •  Ser criado um grupo de trabalho responsável por manter o código e a tabela de temporalidade atualizada.
  •  Realizar um levantamento dos documentos existentes para uma melhor aplicação dos instrumentos de pesquisa.
  •  Contratação temporária de um grupo de estagiários e ou pessoas competentes para higienizar e re-acondicionar a documentação já armazenada.
  •  Após isso, desenvolver um inventário e disponibilizá-lo na página virtual do CEDOC, para que os usuários tenham conhecimento dos documentos arquivados.
  • Digitalização de documentos que são solicitados com freqüência, para facilitar o trabalho.

Para melhorar a visibilidade do acervo poderia: 
  •  Poderia ser criados projetos de visitação ao acervo, voltados para crianças. 
  •  Ter exposições com fotografia e filmes da história da UnB em centros culturais e na própria Universidade
  •  Divulgação do conteúdo do acervo para conhecimento de possíveis usuários. 
  •  Digitalização de documentos que podem vir a despertar o interesse da comunidade universitária e da população brasiliense.  
 
Anotações feitas na atividade prática realizada no dia 11/05/2012 pelas integrantes do grupo. 

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